Sobre o livro

A Guerra das Sombras é uma saga de Alta Fantasia elaborada durante sete anos pelo escritor e diplomata Jorge Tavares. A tetralogia convida o leitor a penetrar num mundo diferente do nosso. Um mundo em que a humanidade é manipulada por deuses e seus desígnios. Um mundo em que o pensamento e a realidade externa, por estarem interligados, influenciam-se reciprocamente. O livro convida-nos a contemplar este estranho universo. Chama nossa atenção para a guerra que se desenvolve pelas sombras, por detrás dos anseios humanos:
"Que posso dizer-lhe da Guerra dos Selos? Algo tão amplo quanto o mundo, tão antigo quanto o tempo, as forças do destino para ela convergem, é o motivo por detrás da criação e destruição dos Impérios, o traço que confere lógica ao desenho aparentemente inexplicável da história… algo que, em última instância, influencia a vida de todos, embora diretamente diga respeito a muito poucos.” (Trecho de “O Livro de Laios”)
O jovem Rairom Guenor nada sabe sobre conflitos obscuros. Subitamente, porém, vê sua vida transformada por forças que desconhece, por eventos que escapam ao seu controle. Logo percebe que paira sobre ele o peso de eventos há muito esquecidos, um fardo sombrio. Cumpre ao rapaz apenas fazer uma escolha: ou aceita, resignado, o destino que lhe é imposto ou resiste, caso em que será forçado a enfrentar seres imortais e ardilosos, e poderes muito além da sua compreensão. Pode o humano vencer o divino?

A saga é composta de quatro livros:

O Livro de Dinaer

O primeiro dos quatro livros é narrado por um ser imortal e sobre-humano conhecido pelos alguianos e algarianos como o Grande Guia ou Dinaer. Por meio da voz do Grande Guia, narra-se a saga de Rairom Guenor e de seu irmão mais novo, Tairom. No Livro de Dinaer, os dois enfrentam grandes dificuldades, em decorrência da guerra travada entre seu pai, Zairom Guenor, e o Imperador Fairom Norgat. 

É um livro sobre a mudança e as perdas que o tempo traz. Uma história em que a adaptação à nova realidade é um imperativo para a sobrevivência. 

O Lviro de Ariela

O segundo dos quatro livros é narrado pela Princesa de Delon, Ariela Delonien. A história passa-se onze anos após "O Livro de Dinaer". A Princesa acompanha Rairom em uma misteriosa jornada através da Península Oreânica, em direção às Montanhas Queialiam. O desenrolar dessa aventura, bem como suas relevantes conseqüências formam o principal foco narrativo de "O Livro de Ariela".

O Livro de Ariela é sobre Rairom Guenor e seu destino. Muito é definido nesse volume surpreendente.

O Livro de Laios

O enredo principal do terceiro dos quatro livros consiste na narrativa dos eventos que se sucederam à guerra civil na Ilha Zainíquia e à instauração da Quinta Dinastia. Tais fatos são descritos sob a ótica do neto de Diom Silai, Laios, que planeja sua vingança contra o assassino de seu avô. Contudo, para derrotar o poderoso Zainog, precisará aceitar inusitadas alianças, que terão, no devido tempo, conseqüências imprevistas.

A busca pelo poder e o desejo de vingança combinam-se de forma poderosa num enredo em que traição e lealdade nem sempre são coisas opostas. Sem dúvida, o mais sombrio dos quatro livros.

O Livro de Iazmein

O quarto livro da série apresenta a história de Iazmein, filha do fundador da Quinta Dinastia, Fairon Norgat. Ainda menina, Iazmein viaja com Laios Silai através da Península Oreânica e acaba por testemunhar as primeiras batalhas da Guerra das Sombras. Anos depois, ao acompanhar Laicar Oroin em uma jornada decisiva, verá também o fim desse grande conflito e compreederá o seu próprio papel na definição do destino de homens e deuses. Possivelmente, o mais impactante dos quatro volumes.

Postagens mais visitadas