Dicas para escrever ficção

Uma leitora muito generosa me enviou a seguinte mensagem:

Caro Jorge
Primeiramente quero dizer que achei INCRÍVEIS os primeiros livros da coleção "A Guerra das Sombras"! Te admiro muito e gostaria que soubesse que sua obra me inspirou à querer escrever um romance também(embora eu só tenha 14 anos)!!!
Bem, quando será lançado o próximo livro?
Que dicas voce daria para alguém que quer escrever?
Muito sucesso e felicidades!!!


Minha resposta no que diz respeito à pergunta sobre dicas para escrever bem:

Muito obrigado pela sua mensagem! Fico muito feliz que você tenha gostado dos livros. (...)
Sua pergunta sobre dicas para escrever não é nada simples. A resposta não pode ser completa porque não existe uma receita para escrever bem (pelo menos que eu saiba). Eu mesmo ainda tenho muito o que aprender e me aperfeiçoar a esse respeito.
Uma dica, é claro, é ler muito. Não apenas Fantasia mas, também, outros gêneros literários. Ninguém cria a partir do nada. Na verdade, o que se chama de "criação" é uma reorganização de nossas experiências e leituras passadas. Portanto, quanto mais ler, mais "matéria prima" terá para suas criações.
Outra dica é procurar desenvolver bem seus personagens. Não faça heróis muito bonzinhos nem vilões que não tenham alguma característica redentora. Se você não é capaz de perdoar seus vilões ou, pelo menos, entender os motivos deles, então o personagem está plano demais. O mesmo pode ser dito quando você nunca discorda das atitudes do seu herói.
Também acho útil planejar a história antes de escrever. É importante que você tenha pelo menos um esqueleto do enredo com começo, meio e fim. É como se fosse um mapa que impede que você se perca. Não precisa ser um plano detalhado, mas é importante que você saiba aonde quer chegar. Depois, é claro, quando estiver escrevendo você pode fazer adaptações e até mudar o plano completamente.
É isso. Desejo a você muito sucesso com seu livro =)

Comentários

Postagens mais visitadas