Entrevista concedida ao blog Criando Testrálios

Concedi a seguinte entrevista ao blog de fãs de Harry Potter Criando Testrálios:
1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Tenho o hábito da leitura desde que me entendo por gente. Mas foi a partir da adolescência que passei a ler com mais voracidade. O que me atraiu na literatura, em contraposição a outras formas de contar uma história, foi a possibilidade de entrar na mente dos personagens e presenciar o próprio fluxo de seus pensamentos. Se o cinema ou a televisão são nitidamente superiores ao representar eventos externos (imagens), a mente é retratada melhor na literatura.


2 - Por que você gosta de ler a literatura de fantasia?
Toda literatura é uma fuga do real. Não importa quão realista pretenda ser o enredo, obras literárias são, via de regra, ficcionais. Muito da atração que exerce a literatura está nessas diferenças entre nossa vida corriqueira e a história contada. Ora, é na Fantasia que a fuga do real é mais completa. A presença da magia permite que até mesmo as leis da física possam ser abolidas ou substituídas. Nada é absurdo demais nesse gênero literário, já que o senso comum não se aplica. Podemos ter dragões, elfos, fadas, deuses andando entre os homens, viagens astrais e uma infinidade de outros elementos que o senso comum nos diz que não existem. Escrever e ler obras de Fantasia, portanto, confere uma liberdade cujo único limite é a imaginação do escritor.

3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Recomendo vivamente a série Duna de Frank Herbert. O tema do escolhido, do messias, é apresentado nesta série de uma forma bastante original. De Tolkien, gostei muito de "O Silmarillion", que mostra o desenvolvimento de um mundo ficcional desde o seu início. A história de Arda, em suas diversas eras, deve interessar a qualquer um que tenha gostado de "O Senhor dos Anéis". Indico, ainda, "Fronteiras do Universo", de Philip Pullman, que, apesar das pequenas incoerências, é uma excelente história com personagens interessantes. O autor é dos mais criativos que já encontrei no gênero.

4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
A arte, de forma geral, e a literatura fantástica, em particular, nos dão acesso a novas perspectivas sobre o real. A literatura nos permite ver através dos olhos de personagens que vivem em realidades muito diferentes da nossa, e, assim, nos retira do casulo no qual somos aprisionados pelos nossos próprios preconceitos. É sempre enriquecedor observar universos tão exóticos e fazer comparações com nosso mundo. Além disso, ao libertar-nos, mesmo que temporariamente, de nossa rotina, os clássicos da literatura fantástica nos põem em contato com uma beleza e uma grandeza que não são aparentes no mundo externo.

5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Tenho um site em que divulgo minha obra e escrevo textos que visam incentivar o interesse pelos livros do gênero. Além disso, sempre que posso participo de eventos, como feiras do livro e bienais.

6 - Que publicações você já tem?
Publiquei os quatro livros da série “A Guerra das Sombras”: “O Livro de Dinaer”, em 2006, “O Livro de Ariela”, em 2007, “O Livro de Laios”, em 2009, e o “O Livro de Iazmein”, que está nas livrarias desde janeiro de 2010. Os quatro volumes foram publicados pela Editora Novo Século.

7 - Quais são os seus projetos atuais?
Por enquanto, ainda não estou preparado para revelar detalhes do meu novo livro. Adianto que se trata de uma nova série de Fantasia, passada no mesmo universo de “A Guerra das Sombras”, mas em uma outra época.

8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Queria apenas agradecer a equipe do Blog CT pela iniciativa desta promoção e convidar os leitores a conhecer melhor os bons autores de literatura de Fantasia que vem surgindo no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas